Qual o papel da Igreja na Evangelização Mundial?
Você já se perguntou, afinal, o que é a
Igreja e qual é o seu papel no mundo?
Jesus,
ao inaugurar a Sua Igreja, com o Batismo com o Espírito Santo desafiou-a a ser
testemunha, ou seja, operante mesmo que isto custasse as suas vidas e em todos
os lugares. E, por isso sabemos que o evangelho tem chegado até nós porque o
poder com que Deus revestiu os primeiros pais tem se renovado geração após
geração.
Acontece
que com o passar dos anos a Igreja Evangélica como instituição no mundo tem se
esquivado do compromisso de investir e gerenciar o trabalho. Isso tem dado
margem à iniciativa individual, pois o clamor do mundo é intenso e o Espírito
Santo tem trabalhado em seus servos verdadeiramente comprometidos em anunciar o
evangelho às nações. Ao longo da História vimos que todas as vezes que a Igreja
se envolveu diretamente na obra o trabalho se desenvolveu muito rapidamente. No
final do século XIX vimos o surgimento de algumas missões que funcionavam como
entidades para eclesiásticas. Porque essas missões surgiram? Porque a Igreja
estava se retraindo do seu compromisso primordial que é a promoção do evangelho
entre os povos? Por pura jactância e desobediência. O desvio do alvo é
considerado por Deus como pecado. Os líderes em diversas épocas se recusavam a
atender ao clamor dos primeiros e pioneiros missionários. Vemos na vida de
homens com Hudson Taylor, Towsend, Studd e muitos outros que eles esgotaram
suas vidas e recursos muitas vezes sem nenhum ou pouquíssimo apoio das Igrejas
que lhes abrigava como membros. Isto é sintomático de uma reviravolta e que
estes problemas que existem até hoje não poderiam suplantar a obra do
crescimento da Igreja Invisível do Senhor. Por isso Deus permitiu o surgimento
das Missões. Para suprir o clamor do mundo e pelas Igrejas terem abdicado do
compromisso de gerenciar estes projetos e então Deus levantou homens para
despertar a Igreja e se eles não se envolviam diretamente, ali estavam as
missões para promover a Evangelização fora das fronteiras e de seu território.
No
antigo Testamento sabemos que quando o sacerdócio estivesse em desobediência Deus
levantava os Nazireus. Foi o caso de Sansão, Samuel, João Batista e até o
próprio Paulo tomou voto. Estes tinham como incumbência ser um motivo de
chamada de novo ao compromisso com Deus. Creio que as Missões não teriam motivo
de existir se a Igreja estivesse inteiramente comprometida e organizada para
cooperar com o projeto de Deus para as nações. Mas, há muitos interesses antes
de pensar em alcançar as nações. Com tristeza vemos que o Evangelho está em
segundo ou terceiros planos para muitos pastores e grandes nomes do
Cristianismo de hoje. Bastar vermos as estatísticas das principais referências
do setor com relação aos que as Igrejas aplicam de tudo que arrecadam. Muitas
vezes quando propomos a adoção missionária, muitos outros propósitos ficam na
frente deste investimento. Há sempre recursos para obras faraônicas e projetos
em locais onde já há o Evangelho e uma enorme recusa para apoiar um projeto que
não vai levar o nome da denominação ou dos que estão na liderança. Isto não
quer dizer que as Igrejas desorientadas são as únicas que dificultam o trabalho
a avançar rapidamente, mas também estratégias erradas ou equivocadas por parte
das missões e de muitos missionários independentes que muitas vezes custam
muito caro às Igrejas e não trazem um resultado à altura do investimento.
Vejamos o relatório triste de muitos deles que passam a maior parte do tempo
relatando problemas de sustento e dificuldades relativas ao trabalho e que
muitas vezes não trazem nenhum avanço significativo para o evangelho. No caso
dos missionários com trabalho em nações culturalmente diferentes há uma
verdadeira insatisfação quando confrontamos os resultados efetivos. Daí,
também, muitas Igrejas e líderes não quererem cooperar com a obra missionária.
Parece-nos com este comentário que o evangelho se encontra lento e pouco
produtivo agora no mundo. Mas a verdade é que ele está crescendo muito rapidamente
apesar de nós e em todos os lugares. Deus não condicionaria a salvação dos que
foram conquistados pelo Seu Filho na cruz do Calvário ao fracasso das
estratégias e da inércia que vemos dos muitos confusos e fracos projetos. Porém
como Jesus advertiu muitas vezes o Senhor pedirá conta de todos os bens que o
Senhor deixou para ser usado na obra do Seu Reino.
FORÇA
MISSIONÁRIA E FINANCIAMENTO
Apenas
0.5% dos recursos de Missões são aplicados entre os povos não alcançados.
Diz a
estatística que de cada R$100,00 arrecadados nas igrejas evangélicas, R$95,00
são aplicados dentro da própria instituição.
Apenas
R$5,00 são investidos em missões.
Destes,
R$4,50 são aplicados em países considerados já alcançados pelo Evangelho.
Somente
R$0,50 são investidos nos países ainda não alcançados.
E,
desses R$0,50 apenas R$0,05 vão para as mãos dos missionários da própria terra
(autóctones).
Isso
causa o chamado “Fenômeno 10/90”, ou seja:
» 90% dos recursos vão para os que fazem
10% do trabalho missionário (transcultural).
» 10% vão para os que fazem 90% do
trabalho missionário (autóctone).
Esta é
a razão pela qual nós priorizamos levar o Evangelho aos países que mais
necessitam apoiando os missionários nativos de países como Índia, China,
Paquistão, Iraque, Marrocos, Nepal, Tailândia, Butão, Filipinas, etc.
Procuramos
levantar recursos para ministérios missionários nativos que são sérios, fiéis a
Palavra de Deus e que estão trabalhando em regiões pioneiras.
A
Christian Aid não apóia missionários independentes. Nossa parceria é sempre com
uma agência missionária local que tem um líder devidamente treinado e preparado
para formar e enviar missionários. Geralmente estes líderes se prepararam
teologicamente nos Estados Unidos ou na Europa e regressaram para sua terra
natal a fim de criar agências missionárias para suprir a demanda de obreiros
nativos preparados para plantar igrejas e discipular os crentes.
O FENÔMENO 10/90
Dos
0.5% investidos:
90 %
vão para 10% da força missionária (Transcultural)
10 %
vão para 90% da força missionária (Autóctone)
Somente
0,05% de cada R$ 100,00 chegam aos missionários nativos, que são a maior e mais
eficiente força missionária atuando neste momento na Evangelização Mundial.
Texto extraido do CURSO EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL
Ministrado pelo Pr. Dr. Rubecy Ferreira de Oliveira
Realizado na Sede Brasileira da Cristian Aid.
drrubecy@hotmail.com
Ministrado pelo Pr. Dr. Rubecy Ferreira de Oliveira
Realizado na Sede Brasileira da Cristian Aid.
drrubecy@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário